Horário de Funcionamento : Segunda a Sexta - 07:00 às 17:00
  Contato : (27) 2104-6200

FIV

Fertilização In Vitro

Fertilização in vitro (FIV) é um procedimento utilizado em alguns casos de infertilidade. Nós reproduzimos em laboratório (ou seja, in vitro), os primeiros estágios da gravidez que normalmente acontecem nas trompas de falópio (o encontro do espermatozoide com o óvulo seguido da fertilização e o desenvolvimento inicial do embrião).

Os embriões obtidos pela FIV são transferidos para a cavidade uterina. A FIV é particularmente benéfica para pacientes cujas trompas estão ausentes, obstruídas ou alteradas. Pode também ser utilizada para outros tipos de infertilidade:

– Endometriose
– Infertilidade masculina
– Combinação de fatores masculinos e femininos
– Fatores imunológicos
– Infertilidade sem causa aparente

jules-white_fiv-2015

jules-white_fiv_vitoria-es-04

A estimulação ovariana é um passo essencial cujo objetivo é a obtenção de um número maior de óvulos, aumentando desta forma as chances de gravidez do casal.
O tratamento e o monitoramento devem acompanhar um esquema rígido de datas e horários. Cada paciente deve ser capaz de organizar sua ‘’agenda’’ de forma a satisfazer o esquema estabelecido.

Durante o Tratamento serão necessários duas ou mais ultrassonografias para o acompanhamento da estimulação ovariana. Quando os folículos atingirem um tamanho satisfatório (confirmado para ultrassom), a ovulação será então estimulada.

Coleta dos óvulos

Os óvulos contidos nos folículos serão coletados através da aspiração direta com agulha guiada pela ultrassonografia endovaginal. Não há necessidade de anestesia geral. A paciente será submetida apenas a uma leve sedação para evitar a dor e qualquer desconforto. É necessário um jejum de 12 horas. A coleta é realizada nas dependências da Jules White Medicina Reprodutiva, em centro cirúrgico adequado ao procedimento.

Após o procedimento de coleta, o material obtido será transportado até o laboratório de embriologia (localizado dentro do centro cirúrgico) onde será submetido a uma triagem meticulosa.

Fertilização

A coleta de espermatozóide também é realizada na Jules White, em uma sala apropriada com total conforto e privacidade. Aconselha-se um período de abstinência de 03 a 05 dias. Uma técnica especial de preparo de sêmen é utilizada para a fertilização dos óvulos em laboratório.

A Técnica de maior sucesso para Fertilização dos óvulos é a microinjeção de espermatozoides (ICSI).

Transferência dos embriões

Geralmente realizada 48h após a coleta dos ovócitos. O procedimento é simples, indolor e não requer que a paciente fique em jejum. O número de embriões a serem transferidos segue a resolução CFM nº 1.957/10, sendo que até 35 anos a transferência é de 2 embriões, de 36 à 39 anos é de 3 embriões, e acima de 40 anos, são 4 embriões.  Após a transferência, a paciente permanecerá em repouso por uma hora e receberá recomendações médicas. A paciente não precisará necessariamente de repouso absoluto.

O assunto deverá ser discutido com o médico antes da transferência e o repouso dependerá do tipo de atividade que cada paciente exerce. O melhor é evitar qualquer coisa que possa prejudicar a implantação do embrião, como atividades que requerem esforço físico intenso. Nos primeiros dias após a transferência, a paciente poderá sentir um pequeno inchaço abdominal e uma sensibilidade aumentada na região pélvica. Isto não é razão para pânico, a menos que venha acompanhado de febre.

Teste de gravidez

Aproximadamente 15 dias após a transferência, a paciente deverá se submeter a um exame de sangue para a confirmação ou não da gravidez. Se o exame der positivo, a paciente deverá continuar com a medicação e retornar dentro de duas semanas para confirmação ultrassonográfica.